Como utilizar o certificado digital por token ou cartão no computador

As transformações digitais impactam cada dia mais o mundo dos negócios, oferecendo agilidade, praticidade e segurança nos processos. Nesse contexto, uma das ferramentas tecnológicas usadas no ambiente corporativo e que tem ganhado novos adeptos frequentemente – inclusive pessoas físicas – é o certificado digital. 

Esses dispositivos são os responsáveis por garantir proteção nas transações virtuais e por desburocratizar os processos de uma empresa. Além disso, esses documentos eletrônicos aparecem em diferentes variedades, de forma a atender necessidades distintas. 

Dentre os diversos modelos, um dos mais procurados são os certificados digitais por token ou cartão, classificados como tipo A3. Esse certificado possui a geração da chave de criptografia feita de maneira diferente dos outros modelos, o que garante mais segurança. 

Quer entender melhor o que é o certificado digital por token ou cartão e aprender a como instalá-los no seu computador? Fique conosco até o final e confira. 

Certificado digital em token ou cartão: o que é e principais características

O certificado digital do tipo A3 é caracterizado por ser emitido e armazenado em uma mídia criptográfica. Essa mídia ou objeto físico pode ser um token – instrumento para USB que se assemelha a um pen drive – ou smartcard – cartão com um chip, lido por meio de um hardware específico. Ou seja, o armazenamento das chaves criptográficas é feito de forma externa com esses dois dispositivos. 

A diferença entre eles é que, para usar o certificado em formato de cartão, o usuário precisa de uma leitora própria para o dispositivo que deve estar conectada ao computador. Caso contrário, não terá como assinar documentos ou realizar qualquer tipo de transação eletrônica com ele. Já o token é necessário apenas conectá-lo na entrada USB do desktop para usá-lo. 

Além disso, tanto o token quanto o cartão devem ser usados individualmente em cada computador, o que significa que não é possível usar o mesmo certificado em vários dispositivos ao mesmo tempo. Outra característica do certificado digital A3 é que o modelo precisa de uma senha para acesso e possui duração de 1 a 3 anos. 

Passo a passo para instalar o certificado digital por token ou cartão no computador

Após a emissão do A3, é necessário que seja instalado um gerenciador de mídia em um desktop, para que o usuário possa usar o certificado digital. O processo de instalação não exige conhecimento técnico aprofundado, só é preciso se atentar a alguns detalhes para que o procedimento ocorra da maneira adequada. 

Para te ajudar, preparamos um tutorial simples e didático de instalação do certificado em token ou cartão em um desktop. 

  1. Com o certificado digital A3 emitido, acesse o site da sua certificadora, vá até a opção “suporte” e selecione “instaladores e drivers.”
  2. De acordo com a sua mídia adquirida (cartão ou token), selecione o sistema operacional do seu computador e clique para baixar.
  3. Com o download concluído, inicie a instalação do drive. Dê clique duplo sobre o arquivo baixado, selecione o idioma e clique em “OK”.
  4. Feito isso, abrirá uma nova aba para continuar o processo. Clique em “Avançar” e aceite os termos de uso.
  5. Depois, clique em “Avançar” até aparecer a opção de “Concluir”.
  6. Pronto, ogerenciador de mídia foi instalado.
  7. Para conferir se o processo de instalação foi efetuado com sucesso, conecte o token na entrada USB ou insira o cartão na leitora e espere até que ele seja reconhecido.
  8. Por fim, entre no site do e-CAC, da Receita Federal para fazer o teste e verificar se o certificado está funcionando efetivamente.  

Pronto! Seu certificado digital A3 está pronto para uso. 

Como usar o certificado digital em cartão ou token

Uma vez que o gerenciador de mídia foi instalado no computador, fica fácil o acesso ao dispositivo sempre que o usuário precisar. 

Como mencionado anteriormente, para assinar documentos e realizar outras transações com o cartão, é necessário, primeiro, inserir o dispositivo em um aparelho leitor que deve estar conectado ao desktop. A senha elaborada pelo usuário também deve ser digitada sempre que o cartão for usado, isso manterá a segurança dos dados. 

O token, por sua vez, não precisa do leitor para ser utilizado. Isso porque o modelo permite conexão direta a uma entrada USB de um computador. Assim, quando o usuário quiser acessar o certificado digital armazenado no token, basta inseri-lo no desktop e digitar a senha PIN. Caso a sequência seja escrita de forma incorreta por 3 vezes consecutivas, o dispositivo é bloqueado. Se isso acontecer, é necessário solicitar a emissão de um novo certificado e comprar um novo token.

Vantagens do certificado digital A3

O certificado digital A3 armazenado em token ou cartão está entre os modelos mais usados por pessoas físicas e jurídicas. Pode-se dizer que a razão pela alta procura é devido às vantagens que a ferramenta oferece aos usuários. Saiba quais são. 

  • É extremamente seguro, pois não pode ser transferido ou copiado para outros equipamentos, além da mídia original;
  • Um certificado digital A3 com duração de 1 a 3 anos, apesar de ser um pouco mais caro, é mais vantajoso economicamente do que um A1 que dura apenas 1 ano;
  • Tem a possibilidade de prazo de validade maior, o que dispensa a renovação anualmente;
  • Graças à mobilidade, é possível levar o token e o cartão para ser utilizado em qualquer computador, com gerenciador de mídia instalado.

Quais as diferenças entre o certificado digital do tipo A1 e A3

Dúvidas sobre os certificados digitais do tipo A1 e A3 surgem frequentemente. Muitos ainda têm dúvidas sobre as características que diferem um do outro. 

A principal diferença está relacionada à maneira como acontece a emissão das chaves criptográficas. No certificado A1, as chaves são geradas no próprio computador em que ele foi instalado. Já no modelo A3, a geração é feita em um hardware separado – cartão ou token, o que garante mais segurança.

Além disso, diferente do A1, o A3 não pode ser utilizado em dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebooks. O modelo funciona apenas em desktops. 

A validade também muda de um dispositivo para outro. A duração do certificado digital A1 é de um ano, enquanto que do A3 varia entre 1 e 3 anos a partir da data de emissão. 

Como emitir o certificado digital A3 em token ou cartão 

Assim como a instalação, o certificado digital A3 em token ou cartão pode ser obtido de forma rápida e descomplicada. 

Para isso, é necessário solicitar a emissão da ferramenta em uma Autoridade de Registro (AR) que seja confiável e disponibilize os certificados no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

A solicitação pode ser feita presencialmente, em uma unidade mais próxima, de forma on-line ou por videoconferência. 

Solicite a emissão do seu certificado A3 para garantir a segurança nas transações eletrônicas e praticidade em diferentes operações do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *