Assinatura Digital é aliada do mercado imobiliário

Talita Camargos

Durante a pandemia, resolver situações mais urgentes e necessárias está mais difícil. Muitas pessoas estão em quarentena e evitando ao máximo sair de casa. A assinatura digital é uma alternativa para as imobiliárias. Além de ajudar a resguardar a saúde de clientes e funcionários, ela torna-se um mecanismo interessante em um cenário no qual muitas empresas estão funcionando com horários reduzidos, parte da equipe em home office ou até com o quadro de funcionários menor. 

É preciso lembrar que, antes mesmo da pandemia, era comum que os interessados em imóveis agendassem as visitas a distância, on-line, sem ir à imobiliária. Já há, no mercado, soluções digitais para visitas virtuais cada vez mais realistas. Ou seja, a digitalização é um caminho natural, e sem volta, do setor imobiliário.

A assinatura digital vem ao encontro a desse comportamento, que deve se intensificar mesmo com o fim da crise da Covid-19. A assinatura digital é uma aliada para agilizar negociações e oferecer uma experiência melhor com a sua imobiliária. 

Muitos clientes acreditam ser complicado conseguir realizar negócios por meio da assinatura digital. Por isso, os funcionários devem entender muito bem essa opção para passar segurança para eles. Neste artigo, iremos mostrar que a assinatura digital é até mais simples, menos burocrática e tem a mesma segurança do que a tradicional.

Assinatura Digital x Assinatura Física 

Uma dúvida que sempre fica no ar é se a assinatura digital realmente tem a mesma validade que a assinatura física. E a resposta é sim! Ambas possuem validade jurídica e a assinatura digital, no padrão ICP-Brasil, equivale a escrever seu nome à próprio punho. Basicamente, ela funciona como um meio eletrônico que garante autenticidade da identidade por meio de contratos ou documentos oficiais. Todo esse processo passa por uma verificação de informações digitais que vão garantir essa autenticidade. Essas informações comprovam se as assinaturas são verdadeiramente confiáveis. 

Existe uma legislação que respalda o uso das assinaturas digitais. É a Medida Provisória nº 2.200-2001, que institui a “Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP Brasil para garantir autenticidade, integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, 

das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.”

Há também outra lei importante neste processo para tratar de assuntos que abrangem a autenticidade e a validação das assinaturas eletrônicas. É a Lei 11.419/2006. No artigo 1º, define que o uso de meio eletrônico na tramitação de processos judiciais, comunicação de atos e transmissão de peças processuais será admitido como expõe o inciso III: 

III – assinatura eletrônica as seguintes formas de identificação inequívoca do signatário:

a) assinatura digital baseada em certificado digital emitido por Autoridade Certificadora credenciada, na forma de lei específica;

Diante de tanta segurança que as leis e os serviços de confirmação de assinatura digital proporcionam, fica mais fácil de garantir ao cliente tudo que ele precisa fazer para que possa assinar um documento digitalmente, uma vez que não há nenhuma diferença em validação entre o instrumento eletrônico e a assinatura física. Ou seja, basta seguir o passo a passo do que fazer e resolver seus negócios imobiliários sem sair do lugar. 

Oriente seu cliente a ter um certificado digital

Para assinar um documento eletronicamente, é preciso ter um certificado digital. O processo de emissão é prático e tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem fazê-lo. Se tiver dúvidas, é só entrar em contato com uma de nossas unidades.

E quando a pandemia passar?

Muitos corretores de imóveis estão, nitidamente, percebendo o papel importante da assinatura digital durante esta pandemia. É muito mais segura para todos, desde os funcionários até os clientes.

O certificado digital ainda viabiliza mais negociações. Um investidor que mora em outro país pode fechar o contrato com você de forma simples e segura, sem precisar de procuradores. A longo prazo, o investimento no certificado torna-se muito benéfico para o cliente, até economicamente. A agilidade garante que o dinheiro entre no caixa mais rapidamente também, já que pode ser assinado em minutos. 

Resolver negociações imobiliárias com praticidade, comodidade e segurança garante aos clientes uma confiança neste processo e também na própria imobiliária que se dispõe a realizar esses procedimentos de forma digital. Atualmente, comprar, vender ou alugar um imóvel é visto como difícil. Descomplicar é caminhar rumo ao futuro com sucesso.

E você, já usa a assinatura digital em sua imobiliária?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *