Como instalar certificado digital do tipo A1

Talita Camargos

Recebi meu certificado digital, e agora? Em um mundo tão moderno, os certificados digitais estão ganhando espaço e vão fazer parte da vida de cada vez mais pessoas. Ele é necessário para a assinatura eletrônica, tanto para empresas quanto para pessoas físicas. 

Por meio deles, é possível assinar documentos de uma forma simples, sem sair do lugar, com poucos cliques. Ao contrário do que muita gente acha, resolver pendências em documentações de forma digital é seguro, tem autenticidade e validade assim como documentos de papel. Além de ser muito menos burocrático.

Tutorial de instalação do certificado digital do tipo A1

Elaboramos um passo a passo simples para ensinar a você como instalar o certificado digital do tipo A1. Confira abaixo:

1- Acesse o site mencionado no documento reservado.

2- No site, faça o “Download do Assistente da Emissão de Certificados” 

3- Clique em “executar” o documento baixado e espere o download ser concluído

4- Com o Assistente aberto, digite o nome de usuário e a senha que estão no documento reservado e clique em “emitir certificado”

5- Crie uma pasta na área de trabalho com o nome “Certificado Digital” e salve o certificado dentro desta pasta. (É necessária a criação dessa pasta para que os documentos baixados não se percam e fiquem mais organizados para você acessá-los.)

6- Depois será solicitado que você crie uma senha para seu certificado digital. Pronto, seu certificado já foi baixado. 

7- Agora, para instalar, vá até a pasta que você criou e clique duas vezes no arquivo onde tem o seu nome completo, ou o nome da pessoa que está no certificado.

8- Clique em “avançar” nas duas primeiras etapas. Depois, será solicitado que digite a senha que você criou anteriormente. Antes de avançar novamente, marque também a chave como “exportável”. 

9- Clique em “avançar” nas próximas etapas até concluir. Pronto! O certificado já está instalado em seu computador. 

Para ver se deu tudo certo, você pode acessar nosso site e localizar “testar meu certificado” na aba “suporte”.

Não tem muito mistério, é só seguir o passo a passo para que seu certificado seja instalado de forma simples e prática. Agora é só começar a usar. 

Sem fronteiras para fazer negócios 

O certificado digital é como sua identidade virtual. Com ele, as pessoas podem assinar documentos de qualquer lugar do mundo com a mesma validação do que uma assinatura feita em mãos. 

O certificado digital do tipo A1 funciona como um software e, com ele, você pode instalar o seu documento no computador ou até mesmo no emissor de notas fiscais de uma empresa. Ele tem validade de um ano. Portanto, ao se passar um ano, é preciso que o usuário renove o certificado realizando um pagamento no valor referente a este documento. A vantagem extra de usar o certificado A1 é a facilidade de uso e a chance de transformar a emissão de notas fiscais eletrônicas em processo automático. 

Certificado digital A1 por videoconferência 

Alguns tipos de certificado, como o certificado A1 para empresas, podem ser emitidos on-line. Nesses casos, o processo acontece em um ambiente virtual seguro e prático. Assim, você tem praticidade com o certificado digital desde o início. Converse com nossa equipe e, em pouco tempo, comece a desfrutar das vantagens do certificado digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *