Você sabia que existem três tipos diferentes de certificado digital SSL? São eles: DV (Validação de Domínio), OV (Validação Organizacional) e EV (Validação Estendida). A partir da criptografia, é possível deixar o ambiente on-line, como sites e sistemas, mais seguros. O que é fundamental, já que o mundo virtual, incluindo bancos e lojas, vai ganhando força e requer mecanismos novos de segurança.
Por isso, é necessário mostrar que esses serviços fora do ambiente físico são confiáveis também. Assim foi criado o protocolo de segurança SSL (Secure Socket Layer), mecanismo com objetivo de proteger dados compartilhados no meio on-line.
Devido à constante preocupação da segurança cibernética, o SSL se tornou um mecanismo indispensável. Neste conteúdo, vamos te mostrar o que são os certificados que seguem esse protocolo e quais as suas variações, além de como você pode aplicá-lo na prática. Vamos lá?
O que é Certificado SSL?
O certificado SSL visa autenticar a identidade em um site ou sistema, em busca de proteger suas informações e dados transmitidos. Esse processo é feito através da conexão criptografada, a partir de um link entre o servidor e o navegador web.
Seu principal uso é na proteção de transações on-line para manter a privacidade e segurança de informações, já que os dados criptografados tornam-se extremamente seguros. Isso acontece porque a criptografia envolve a codificação de informações a partir de algoritmos complementares para codificar os dados. Assim, só pessoas autorizadas podem codificá-los.
Desde sua implementação, há mais de 25 anos, existiram várias versões do protocolo SSL que melhoram esse processo e se adaptam às inovações da tecnologia.
Os sites protegidos garantem uma melhor segurança de seus dados e podem ser identificados com o símbolo de cadeado na URL antes do acrônimo HTTPS.
Tipos de certificado SSL
De acordo com a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, no ano de 2020 foram 156.692 crimes dessa alçada praticados no Brasil, o maior número desde de 2014, quando começaram os levantamentos.
Para evitar que essas transcrições ocorram, foram desenvolvidos três tipos de certificados SSL, cada um com uma função específica. Veja quais são eles:
DV (Domain Validation)
Esse é o tipo de certificado SSL mais usado. A partir de sua validação, ele garante a criptografia de transmissão de dados entre a plataforma e o usuário. Esse estilo de certificação é comum em sites que não oferecem transações financeiras e funções comerciais, como os e-commerces.
Assim, seu nível de proteção é ideal apenas para dados básicos, pois utiliza o nome do domínio para certificar a segurança da conexão.
OV (Organization Validated)
O SSL OV é um certificado com maior diversidade de validações e conta com várias informações criptografadas da empresa. Esse tipo de certificado é ideal para a proteção de dados bancários e números de cartões de crédito, solicitados principalmente em plataformas de e-commerce.
EV (Extended Validated)
Esse tipo de certificação oferece uma verificação ainda mais detalhada das informações da companhia, pois contam com uma camada de proteção que chega anualmente pela KPMG. Suas principais funções são verificar a existência jurídica, operacional e de exclusividade do domínio, sendo possível afirmar altos níveis de autenticidade.
Para autenticar o certificado EV, o proprietário precisa passar por um processo padrão de confirmação de identidade para confirmar os direitos legais e exclusivos sobre o domínio.
Por que você precisa de certificado SSL
Como você pode perceber, esses tipos de certificados são importantes para manter a segurança dos dados, como informações financeiras e acesso a dados pessoais. Por isso, os sites precisam do SSL para transmitir confiança aos usuários.
Algumas das informações protegidas, são:
- Transações de cartão de crédito ou de conta bancária
- Informações de identificação pessoal (nome completo, endereço, data de nascimento ou número de telefone)
- Documentos legais e contratos
- Registros médicos
Como posso gerar o certificado SSL?
Além da proteção de sites, os certificados digitais também contribuem com a propriedade do domínio, já que esse mecanismo do site faz com que ele alcance melhores posicionamentos. Porém, para que essa ferramenta seja aplicada com êxito é preciso da atuação das empresas certificadoras.
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