Nova versão do aplicativo já está à disposição dos motoristas
Já está disponível uma nova versão do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). No aplicativo, o motorista pode consultar as infrações cometidas, multas, o histórico de informações do condutor e, agora, se a carteira está prestes a vencer e se o veículo precisa passar por algum recall.
A nova CDT foi lançada neste mês pelo Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). De acordo com o órgão, em 2020, as multas poderão ser pagas pelo celular com até 40% de desconto.
Conforme destaca o portal www.gov.br, o aviso sobre o recall, previsto na nova carteira digital, também vai auxiliar muitos motoristas uma vez que, segundo o Denatran, apenas 43% desses chamados são atendidos pelos proprietários.
Gratuita, a Carteira Digital Trânsito traz as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o documento do carro.
Segundo o Governo Federal, o usuário poderá baixar a CNH digital, exportar e consultar o histórico de emissão de CNHs. Com relação ao veículo, poderá baixar o CRLV digital, compartilhar, receber compartilhamento e fazer consultas dos seus veículos com detalhes em relação a restrições e indicadores. O usuário poderá ainda consultar, de forma digital, a infração por condutor e por veículo.
A Carteira Digital de Trânsito
A carteira digital vale como documento oficial e dispensa a apresentação da versão em papel, conforme explica o Governo Federal. Para baixar, basta acessar a loja de aplicativos do celular e buscar por Carteira Digital de Trânsito. É preciso se cadastrar no sistema e fazer a verificação biométrica. Tudo pelo celular. Embora o certificado digital não seja obrigatório para emissão da CNH Digital, ele agiliza bastante o processo.
Somente documentos com QR Code podem ser digitalizados. Segundo o ministério da Infraestrutura, existem hoje três milhões de carteiras digitais de trânsito válidas em todo o Brasil e outras 40 milhões de CNHs com potencial para a versão eletrônica, ou seja, que já possuem o QR Code.
Para acessar o tutorial do Serpro sobre como obter a Carteira Digital de Trânsito (CDT), basta clicar aqui