Documento em formato eletrônico armazena todas as informações do impresso, o que garante sua autenticidade
Retirar a CNH em formato digital é fácil e gratuito. A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) armazena todas as informações da CNH impressa. Dessa forma, fica garantida a autenticidade do documento.
Um ponto importante é que, para gerar a CNH-e, o condutor precisa ter a última versão da CNH impressa. Emitido a partir de maio de 2017, esse modelo conta com um QR Code.
O condutor que possuir uma CNH sem QR Code pode solicitar a segunda via de sua CNH física ou a renovação da CNH, se o documento estiver próximo ao vencimento. No caso de solicitação de alteração de dados no documento de habilitação, a CNH alterada também será emitida com QR Code.
Como funciona a CNH digital
A CNH-e funciona por meio de um aplicativo de celular gratuito. O documento é acessível off-line. Ou seja, não é necessária conexão wi-fi ou dados móveis habilitados para acessar a carteira.
Conforme explica o Denatran, a versão impressa continua sendo emitida normalmente, mas o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e, que é válida em todo território nacional.
No entanto, o condutor deve ficar atento ao funcionamento do smartphone. Em caso de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada.
Nessa situação, o condutor será autuado com base no artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório”. Trata-se de infração leve (3 pontos), com multa de R$ 88,38 e retenção do veículo até a apresentação do documento.
E se o celular for roubado?
A CNH Digital fica vinculada a somente um dispositivo. Não é possível o acesso por meio de um celular que não esteja vinculado ao cadastro do condutor no Denatran.
Em caso de perda ou furto/roubo do celular, a recomendação é que o condutor bloqueie a CNH-e no Portal de Serviços do Denatran.
Depois, é possível habilitar o novo celular para o qual a CNH Digital será transferida.
A CNH Digital é segura?
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) destaca que, além dos mecanismos de segurança visíveis da versão impressa, como o QR Code e o código de segurança, a CNH Digital emprega:
– Assinatura digital com certificado do Detran emissor no padrão ICP Brasil. Por seguir o padrão brasileiro, esta assinatura possui validade legal.
– Utilização de senha forte para atualização de alguns dados cadastrais no Portal de Serviços do Denatran.
– Utilização de senha simples para a visualização e exportação das informações.
Confira a seguir o passo a passo de como obter a CNH digital:
Passo 1: faça o cadastro no site do Denatran
O condutor deverá primeiramente se cadastrar no site do Denatran. Para realizar o cadastro, clique aqui.
Passo 2: baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no celular
O interessado deverá baixar o aplicativo pela Google Play Store ou pela App Store.
Passo 3: Acessar a CNH-e
No primeiro acesso, após o condutor digitar o CPF e a senha cadastrada no site do Denatran, será necessário cadastrar o código PIN (quatro números escolhidos pelo condutor). Depois desse registro, a CNH-e poderá ser visualizada no aplicativo. Para garantir a segurança das informações, o código PIN será exigido todas as vezes em que o acesso ao documento for requisitado.
Lembrando que o certificado digital, embora não seja obrigatório para retirar a CNH digital, agiliza bastante o processo explicado anteriormente. Ainda tem dúvidas sobre a CNH-e? O Denatran preparou uma série de perguntas e respostas sobre o tema. Basta clicar aqui!