Balanço de 2022: recorde de emissão e aprendizados para sua certificadora

Os números do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) mostram que o certificado digital veio para ficar. Desde 2017, as emissões de certificados ativos vêm aumentando, como mostram as estatísticas do ITI. 

Para quem está em dúvida se é uma boa ideia investir na área, vale a pena continuar neste artigo para conferir o balanço de 2022 e analisar a possibilidade. Para quem já é da área, além de comemorar, é uma oportunidade de pensar se a sua empresa seguiu o crescimento geral do setor. 

Acompanhe até o final para sair com informações e insights. 

Alta nas emissões de certificado

Foram 8.124.298 certificados emitidos. A área de certificação digital bateu seu próprio recorde, como tem acontecido ano após ano desde a sua criação. No início de 2022, a expectativa do ITI era ligeiramente maior, ficando 7,9% abaixo do esperado pelo instituto. No entanto, a quantidade total foi bastante expressiva. 

Aprendizado

Sua certificadora também registrou alta na emissão de certificados no ano passado? Se você respondeu que sim, parabéns! Caso contrário, temos dicas de como fazer mais negócios com uma estratégia de parcerias. Mesmo para quem conquistou bons números, é interessante acompanhar e colocar as dicas em prática para que 2023 seja ainda melhor. 

Certificados ativos em 2022

Uma novidade é a quantidade de certificados ativos: 11.452.311. O número nunca foi tão alto. Isso significa que mais pessoas estão percebendo a importância do certificado, e indica que a ferramenta está sendo renovada para ser usada por mais tempo, indo além do uso esporádico. 

Aprendizado

A fidelização é essencial para quem deseja manter o negócio saudável, já que custa até cinco vezes menos do que conquistar um novo cliente, como afirma o marketólogo Philip Kotler. 

Se sua empresa está com baixas taxas de retenção e não acompanhou a realidade do mercado em 2022, veja as dicas de como aumentar os índices de renovação de certificado digital. 

Tipos de certificados digitais mais emitidos

Pessoas físicas e jurídicas quase empataram na quantidade de certificados emitidos em 2022. As pessoas jurídicas (PJ) contribuíram um pouco mais com o recorde, com 50,8% do total, 270.753 de e-CNPJs a mais. Certificado digital para máquinas ainda aparece timidamente, com menos de 1% do total. 

Aprendizado

Com percentuais tão próximos, pessoas físicas e jurídicas demandam ações estratégicas com intensidade parecida, a menos que sua certificadora tenha um modelo de negócio voltado apenas para um desses públicos, o que é improvável.

A1 tem preferência em 2022

Quanto ao tipo de certificado, o A1 tem 55% de participação no mercado, e o A3, 44%. 

Aprendizado

Apesar de mais certificados A1 ativos, o percentual expressivo do A3 mostra que ambos merecem atenção. É recomendável mostrar as vantagens do A3, como a maior segurança do dispositivo. A decisão fica a critério do cliente, mas toda a equipe deve atuar em âmbito consultivo para o cliente tomar a melhor decisão. 

Os certificados para máquinas podem compor o portfólio para a certificadora ser vista como uma empresa completa. Porém, os esforços de marketing e vendas, devido à baixa demanda, podem ser menores. 

O que esperar do mercado de certificação em 2023?

O certificado digital é obrigatório em diversas situações, como na emissão de notas fiscais eletrônicas de serviço e em outras ocasiões. Ele é uma opção mais segura e ágil do que as formas tradicionais. Por isso, com o tempo, a tendência é que a população e as empresas o reconheçam como uma ferramenta de segurança, agilidade e comodidade, mesmo em ocasiões em que ele é opcional.  

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Caso esteja interessado em entrar para o mercado de certificados digitais, uma das maneiras mais simples de começar é como parceiro-indicador na nossa certificadora. Veja como funciona clicando aqui.

Que em 2023 tenhamos números ainda melhores, com mais recordes em certificados digitais. Bons negócios para todos!

Fonte: https://numeros.iti.gov.br/

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